sexta-feira, 15 de maio de 2020

AULA 2 - MAIO - A T O M Í S T I C A ( 2º PERIODO)


                    EVOLUÇÃO DO MODELO DO ÁTOMO
Deve-se ao filósofo grego Leucipo a introdução da teoria da constituição da matéria, defendida por Demócrito. Para eles a matéria seria formada por partículas extremamente pequenas denominadas átomo (a=não, tomo=divisão).

a) Dalton (Modelo da Bola de Bilhar)
Baseado na descontinuidade da matéria, o átomo seria uma pequena partícula maciça, indivisível e indestrutível.
 

b) Thomson (Modelo do Pudim de Passas)
Baseado na descoberta dos elétrons e prótons, o átomo seria eletricamente neutro; e com a descoberta da radioatividade, o átomo seria divisível e não-maciço. Os elétrons negativos estariam encrustados na esfera positiva.

c) Rutherford (Modelo Planetário)
Baseado na sua experiência, o bombardeamento de lâminas de ouro com partículas α, o átomo seria constituído por uma região central denominada núcleo atômico (pequeno e denso) onde estariam as partículas positivas (os prótons), e uma região externa ao núcleo chamada eletrosfera, onde as partículas negativas (os elétrons) estariam. Rutherford elaborou então um modelo de átomo semelhante a um minúsculo sistema planetário, onde os elétrons se distribuíam ao redor do núcleo como os planetas ao redor do sol.
 
d) Bohr
Complementou o modelo de Rutherford, constatando que os elétrons descreviam, ao redor do núcleo, órbitas circulares com energia fixa (energia quantizada, ou seja, o elétron não emite nem absorve energia espontaneamente).
PARTÍCULAS SUBATÔMICAS FUNDAMENTAIS
Podemos identificar em qualquer átomo duas regiões: o núcleo, constituído de prótons e nêutrons e a eletrosfera, composta por elétrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário